Chikungunya: médico especialista infectologista ou generalista?

chikungunya especialista

*Imagem meramente ilustrativa

A Febre Chikungunya ou apenas Chikungunya, é uma doença infecciosa febril, transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. O diagnóstico e o tratamento adequado da Chikungunya pode ser feito por um médico especialista infectologista ou generalista.

A chikungunya foi identificada pela primeira vez na Tanzânia em 1952 – o nome “Chikungunya” deriva do idioma desse local e significa “aqueles que se dobram”, uma característica frequente dos pacientes diagnosticados com a doença. O vírus circula principalmente na África e da Ásia, mas a doença tem se espalhado em todo o mundo desde 2004, causando epidemias graves em mais de 19 países. No Brasil, a doença chegou por volta de 2014, possivelmente devido ao número de pessoas que vieram para a Copa do Mundo.

Causas da Febre Chikungunya

A transmissão de Chikungunya ocorre quando a fêmea dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus se contamina com o vírus CHIKV, passando a ser portador da doença. A reprodução destes mosquitos e o aumento de casos tendem a ser maiores no verão, e em regiões tropicais e subtropicais.

Sintomas da Febre Chikungunya

Após a picada do mosquito, ocorre o chamado “período de incubação” que pode chegar a 12 dias. Após este período, a doença tende a manifestar na maioria de pacientes através de alguns sintomas, como febre alta súbita, dor intensa nas articulações de pés e mãos, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Uma proporção menor de pacientes não exibe sintomas da doença.

Diagnóstico da Febre Chikungunya

Após a identificação de um quadro de poliartrite simétrica (dores gerais nas articulações), deve-se investigar a possibilidade de presença do vírus da Chikungunya no paciente. O vírus da Febre Chikungunya, CHIKV, é identificado por meio de exames de laboratório, como testes de sorologia, PCR em tempo real (RT‐PCR) e isolamento viral.

Tratamento e Prevenção da Febre Chikungunya

Muitas pesquisas têm sido feitas em todo o mundo para prevenir os casos da doença, principalmente porque o tratamento ainda não é totalmente eficaz. Para controlar a doença são utilizados normalmente medicamentos comuns contra febre e dores nas articulações, como paracetamol e anti-inflamatórios.

Pesquisadores infectologistas continuam trabalhando numa vacina contra a Chikungunya, porém, devido à complexidade do vírus, ainda não foi possível chegar a uma fórmula eficaz. A maneira mais eficaz de prevenir a Chikungunya atualmente é a eliminação dos criadouros dos mosquitos transmissores do vírus, e a conscientização da população sobre a doença e os riscos de epidemia.

Para que a Febre Chikungunya seja devidamente diagnosticada e tratada deve-se sempre recorrer a um médico especialista infectologista ou generalista.

Para mais informações por favor visite-nos ou entre em contato.

Consulta médica, exames, procedimentos e checkups

A MinutoMED é a primeira rede de clínicas médicas de Atendimento Imediato no Brasil.

 Consulta médica sem necessidade de agendamento

 Grande variedade de exames

 Presença em shopping centers


Onde estamos?

LABORATÓRIOS DE EXAMES
Laboratórios de apoio em toda a grande São Paulo (Centro de São Paulo, Zona Leste, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste), Guarulhos e Taboão da Serra, SP. Consulte-nos para o laboratório de exames mais próximo.

Clínica Médica Centro de São Paulo
Shopping Light, piso 2
(do lado da receita Federal)
R. Cel. Xavier de Toledo 23
Bairro República
Centro de São Paulo – SP

Clínica Médica Penha – zona leste
Shopping Center Penha, piso G2
(perto do Supermercado Sonda)
Rua Dr. João Ribeiro 304
Penha de França
Zona Leste de São Paulo – SP

Clínica Médica Tucuruvi – zona norte
Shopping Metrô Tucuruvi, piso plataforma
(do lado da saída do Metrô)
Av. Dr. Antônio Maria Laet, 566, Tucuruvi
Zona Norte de São Paulo – SP

Clínica Médica Guarulhos
Internacional Shopping Guarulhos
(em frente ao hipermercado Extra)
Rodovia Presidente Dutra
Itapejica, Guarulhos – SP

Clínica Médica Taboão da Serra
Shopping Taboão, piso mezanino
(acesso via elevador do Café do Ponto)
Rodovia Régis Bittencourt 2643
Bairro Jardim Pedro Gonçalves
Taboão da Serra – SP

Tel: (011) 4063 9337 / (011) 2626-9905 / (011) 96900-0006 (whatsapp)

atendimento@minutomed.com.br

Horários: Segunda a Sábado, das 10hs às 20hs (fechado aos Domingos e feriados)